03 dezembro, 2007

Caminhada de Advento: CRISTÃO DE ADVENTO, PREPARA A PAZ!

Hoje somos particularmente sensíveis a palavras como paz, tolerância, concórdia.
Por volta do ano 740 antes de Cristo houve um profeta chamado Isaías que sonhou com um mundo de paz e quis que o seu povo se preparasse para vivê-lo. A liturgia deste primeiro Domingo do Advento convida-nos a estar alerta, preparandos esse novo horizonte que nos chega com o nascimento de Jesus, Rei da Paz.
Escutamos a Palavra de Deus (Is 2,1-5)
“Visão profética de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém: No fim dos tempos o monte do templo do Senhor estará firme, será o mais alto de todos, e dominará sobre as colinas. Acorrerão a ele todas as gentes, virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele julgará as nações, e dará as suas leis a muitos povos os quais transformarão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças em foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se adestrarão mais para a guerra. Vinde, casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor” .


Os estudiosos incluem a passagem sobre a qual reflectimos hoje (Is 2,1-5) no contexto dos capítulos 2, 1-4, 6. Estes capítulos contêm uma série de palavras proféticas de denúncia e de salvação dirigidas a Israel e a Judá. A passagem que hoje lemos é uma palavra de salvação.


PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

A passagem fala de uma situação futura na qual se produzirá uma grande transformação.
Que ocorrerá com a colina donde se ergue o monte do Senhor?
Qual será a reacção de todos os povos?
No monte, os povos encontrarão a presença do Senhor, presença manifestada na sua Lei e Palavra. Uma Lei e uma Palavra que vêm de Deus; estão baseados num pacto de aliança e têm o poder de transformar a vida, de modificar a situação humana. Assim, quando Deus se constituir em juiz e árbitro das nações, então passar-se-á da dispersão e do caos à justiça e à paz.
Com que imagens se expressa esta conversão na passagem?
Desejando que chegue este futuro a todos os povos, Isaías termina o seu sonho com um convite a Israel: “Vinde caminhemos à luz do Senhor”!
Um convite que está em consonância com o apelo que nos é dirigido a partir do evangelho (Mt 24, 37-44): “Vigiai, porque podeis desviar-vos do caminho, estai preparados porque em qualquer momento pode aparecer o rei da paz”.
Revisão de vida
● A Palavra de Deus que escutámos como nos ilumina sobre os problemas concretos de divisão que há na nossa vida, na nossa família e no nosso mundo?
● Que podes tu fazer concretamente para preparar essa paz de que nos fala o texto?
Rezamos juntos
A Palavra escutada e a reflexão de grupo deram azo a que nos dirijamos a Deus pedindo-lhe pela paz no mundo, nos nossos ambientes, nos nossos corações. Podemos também dar-lhe graças pelos que trabalham para consegui-la e pelos êxitos que alcançámos no nosso caminho.

Sem comentários: