19 junho, 2006

FESTA DE SANTO ANTÓNIO - ALDEIA RICA

Santo António: uma excelente norma de vida cristã
  • Ele foi o fio de prumo da rectidão: "A virtude dos Santos é semelhante ao fio de prumo usadopleo pedreiro para verificar a prependicularidade de um muro. Toda a alma fiel precisa de seconfortar com o exemplo da sua vida. Assim, todas as vezes que são celebradas as festas dos santos, é como que aplicado o prumo à vida dos pecadores. Celebremos, pois, as festas dos santos de modo que, das suas vidas, saibamos colher normas para a nossa" (Sermão do IV Domingo da Páscoa).


  • Homem de sabedoria e ciência;
  • Enamorado de Cristoe da Igreja. Como afirmou o Papa: "ele construi sobre Cristo a sua vida e, por isso, as virtudes evangélicas, em particular a pobreza de espírito, a mansidão, a humildade, a castidade, a misericórdia e a coragem da paz eram os argumentos constantes da sua pregação... a Igreja de hoje, continua a precisar de Santos à maneira de Santo António que amem a Igreja, radiquem a sua vida em Cristo e d'Ele façam o primeiro horizonte da sua existência".
  • Apóstolo da solidariedade: "Hoje - dizia Santo António - os pobres, os simples, os iletrados, a gente dopovo, os velhinhos, têm sede da palavra da vida e da água da sabedoria salvífica... Só os pobres sedeixam evangelizar... Eles são o povo do Senhor e as ovelhas do seu rebanho".

Sem comentários: