11 abril, 2007

Jovens de Açores vivem a Paixão de Cristo

Depois de muitos ensaios, esforço e preparação da Via-Sacra chegou a Sexta-Feira Santa. Surgiu alguma desilusão, chovia e não era possível realizar a Via-Sacra encenada pelas ruas de Açores. Depois de alguma indecisão achou-se por bem realizá-la dentro da Igreja.
A Via-Sacra contemplava a meditar ao longo de quinze estações os vários olhares de Jesus, isto é os diversos sentimentos que Jesus exprimiria naquele momento de dor. Em cada estação eram expostos em frases esses olhares de Jesus, enquanto a Marta e a Ana Rita liam os textos correspondentes a cada estação. Não esqueçamos que a encenação pretendia ser muito simples, mas tornou-se bela com a expressividade que as várias personagens bíblicas lhe deram e a dignidade dada pelos próprios jovens.
Os momentos mais expressivos foram dados pelo encontro de Jesus com sua Mãe, a sepultura de Jesus e o momento da Ressurreição. Nesta última estação foi lido o episódio bíblico da Ressurreição, Jesus colocou-se ao centro com uma vela (símbolo da luz) com todas as personagens voltadas para o Senhor, tendo sido distribuído um papel a cada participante com os quinze olhares de Jesus. Este pretendia fazer reflectir cada cristão se está na disponibilidade de se deixar seduzir pelo olhar de Jesus Cristo, não esquecendo que Ele nos continua a fazer o convite: "Vem e Segue-Me".
A terminar foi pedido que toda a comunidade tenha presente nas suas orações os jovens. É difícil trabalhar, mas não é impossível motivar os jovens. Os jovens de Açores estão de parabéns por esta extraordinária expressão de fé!


Gilberto

Sem comentários: