04 março, 2007

Finalmente, foi nomeada a NOVA COMISSÃO DA FÁBRICA DA IGREJA DE AÇORES

PROVISÃO

D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda
Tendo o Rev.do Pároco da Paróquia de Açores, pedido a nomeação da Comissão da Fábrica da Igreja Paroquial (Conselho Económico Paroquial) composto pelos seguintes membros:

Pe. Carlos Manuel Gomes Helena, pároco e presidente; António Manuel Rodrigues o dos Santos; Esperança dos Santos Andrade Paulos; Horácio da Silva Santos; José Miguel Rodrigues dos Santos e Maria do Nascimento Andrade Luis, vogais
É nomeada, de harmonia com a legislação da Igreja, a Comissão proposta.
Competem exclusivamente a esta a administração dos bens da paróquia de Açores, e os actos inerentes à mesma administração. Pertence-lhe também velar pela côngrua sustentação do pároco, de acordo com as orientações da Igreja e as determinações diocesanas.

Em conformidade com o actual Código de Direito Canónico (cân.351), o Fundo Paroquial assume a responsabilidade desta sustentação. O mesmo Fundo Paroquial é, em grande parte, alimentado pelo contributo paroquial, pelo qual os católicos contribuem, anualmente, como equivalente a um dia de salário.
Espera-se que os leigos agora nomeados para esta importante missão, "dotados de probidade e de zelo pelo bem da Igreja e pelos progressos do apostolado", tendo em conta a função pastoral dos bens temporais da Igreja, procurem a recta administração dos mesmos, de tal modo que eles sejam "instrumento ao serviço da evangelização e da catequese". (Directório do Ministério Pastoral dos Bispos, n° 190 d).
Igualmente se espera que, em perfeita harmonia com o pároco, todos os paroquianos de Açores, na medida das suas possibilidades, " participem na sustentação da Igreja, como membros activos e responsáveis; assim todos sentirão como suas as obras e todas as actividades beneficentes da Igreja e sentir-se-ão alegres por colaborarem na boa administração dos seus bens" (D.M.P.B., n° 192).
Esta nomeação, é válida por três anos.

Sem comentários: